sexta-feira, 6 de julho de 2012

A TRÍPLICE FRONTEIRA: NOTAS DE UMA OBSERVAÇÃO CRÍTICA


A TRÍPLICE FRONTEIRA: NOTAS DE UMA OBSERVAÇÃO CRÍTICA


Aluno: Diego Rocha


Introdução

O presente trabalho tem como objetivo analisar os impactos das transformações no território devido ações comerciais e necessidades inerentes para sobrevivência do homem. Dentro dessa perspectiva, o curso de Geografia da Universidade Estadual de Londrina, na disciplina de Geografia do Brasil com a turma do quarto ano, visitou algumas localidades importantes na intenção de entender essa dinâmica territorial, tendo como o roteiro os países do Paraguai, Argentina e Foz do Iguaçu (Brasil), conhecido como a Tríplice fronteira. Na figura 1 representarão os três países, configurando a famosa tríplice fronteira.

                Figura 1: A Tríplice Fronteira entre Argentina, Brasil e Paraguai em Foz do Iguaçu.
Fonte: Adaptado por Rocha, 2012

          Na figura 1 mostra o Rio Paraná que divide os países de Brasil e Paraguai, dois países que estão interligados por uma ponte chamada, ponte da Amizade, visto que, depois da construção dessa ponte as relações comerciais do Paraguai cresceram muito, devido o fluxo de pessoas do Brasil para o Paraguai e de mercadorias oriundas daquele país. Na Figura 2 estará o representado o país do Paraguai.

                              Figura 2: Localização do Paraguai.


        Fonte:http://www.resortyacht.com.py/por/ubicacion

Nota se na figura 2 que o país do Paraguai faz divisa com o Brasil, Argentina e Bolívia. Mas suas características econômicas e sociais deixam a desejar em muitos requisitos, assunto que será trabalhado mais a adiante.
Na figura 3 o mapa representará a cidade do Puerto Iguazu (Argentina).

                  Figura 3: Cidade de Puerto Iguazu, Argentina

                                              Fonte: http://mapasblog.blogspot.com.br, 2011

Observam-se na figura 3 que a cidade de Puerto Iguazu é divida por dois rios, sendo eles o Rio Iguazu e o Rio Paraná, esses rios delimita o território do Brasi, Paraguai e Argentina.
Já na figura 4, o mapa estará representando o Brasil com a cidade de Foz do Iguaçu.

                  Figura 4: Foz do Iguaçu, Brasil.


Nota-se que a cidade de foz do Iguaçu está localizada na fronteira com o Paraguai e Argentina, fazendo parte da chamada tríplice fronteira.


Características das cidades (Ciudad Del Este, Puerto Iguazu e Foz do Iguaçu).

Ciudad Del Este

A Ciudad Del Este é a segunda mais importante do Paraguai, pois houve um crescimento rápido da economia dessa cidade que faz fronteira com o Brasil, tendo a ponte da Amizade um do principal marco de seu crescimento. Os produtos importados dos variados modelos são o que trás sustentabilidade econômica para Ciudad Del Este, onde se tornou um dos principais centros econômico da América Latina. Existem muitas lojas que vendem produtos importados e ao mesmo tempo, nota se muitos vendedores de rua, com suas barracas prontas para oferecer diversos produtos a preços baixos. Vale lembrar que os comerciantes são compostos por imigrantes de origem rural e urbana vindo de toda a parte do Paraguai e algumas localidades do mundo.
A Ciudad Del Este está localizada no extremo oeste do Paraguai fazendo divisa com Argentina e Brasil, com uma população aproximadamente de 390 mil habitantes. Para unir este país com Brasil e Argentina, foi construída a ponte da Amizade que liga a Ciudad Del Este com Foz do Iguaçu e para ligar com Argentina, foi construída a ponte Tancredo Neves para unir a Ciudad Del Este com Puerto Iguazú.
A imagem abaixo representa a Ponte Internacional da Amizade.

                  Figura 5: Ponte Internacional da Amizade

                                   Fonte: Rocha, 2012

Na figura 6 estará representando a ponte Tancredo Neves que liga Brasil ao território argentino.

                  Figura 6: Ponte Tancredo Neves.

                                                       Fonte: Adaptado por Rocha


Analisando essa ponte com a ponte da Amizade, nota se que esta ponte, na figura acima, o fluxo é menor de pessoas e automóveis, pois a cidade de Puerto Iguazú não é um centro comercial forte comparando com a Ciudad Del Este no Paraguai. Os motivos para que isso acorra, pode ser variados, mas o que é interessante abordar é a diferença de preços das mercadorias encontradas em cada cidade. Por exemplo, na Cuidad Del Este os preços das mercadorias são bem mais baratas com relação à Puerto Iguazú, tendo em questão também a relação do dólar com o real (moeda brasileira).
Levanto em consideração a questão da moeda, pode ser observada uma maior movimentação de pessoas indo fazer suas compras no Paraguai, visto que, atrai pessoas de todo Brasil e América do Sul para essa região. Ao mesmo tempo em que Ciudad Del Este tem sua economia voltada para o comercio e coisas do gênero, por outro lado vale destacar as condições da infraestrutura da cidade, no que refere ao transito, higiene, organização entre outros. Para tanto, foi observado múltipla ausência de serviços básicos para atender todo um aglomerado de pessoas que circulam nos locais de comercialização, onde não há quase nenhuma sinalização de trânsito para auxiliar a locomoção de pedestres e de automóveis, ficando por conta de cada um fazer sua sinalização. Na figura 8, a realidade do trânsito da Ciudad Del Este.

                  Figura 8: Trânsito da Ciudad Del Este.

                                                       Fonte: Leonardo, 2012


Nota se na imagem que não há sinalizações deixando o trânsito lento sem fluidez e com riscos iminentes de acidentes com pedestres e roubos. Vale destacar as condições do comércio, onde são através de barraquinhas e lojas que se comercializam as mercadorias em Ciudad Del Este. Na figura 9, poderá ser observado com maiores detalhes o andamento de venda de produtos, claro que, existem lojas de grande porte na cidade, assunto que será discutido logo adiante quando o tema for as analises por quadrantes. Segue abaixo a imagem para ter maiores detalhes.

                                           Figura 9: Barracas do comercio paraguaio.

                                                         Fonte: Leonardo, 2012


Observando o local visitado, notou se que não há uma higienização da cidade, sendo que havia muitos lixos espalhados pelas ruas, poluição do ar, por conta de fluxo intenso de carros e fumantes, poluição sonora e visual, pouca segurança no quesito geral e comercialização de produtos ilícitos sem nenhuma vistoria pelas autoridades locais. Esse é o cenário que configura a Ciudad Del Este, a segunda maior do país e que economicamente é forte com relação às outras cidades do Paraguai.
Para entender a dinâmica da cidade, foi divido em vários grupos de estudo, onde cada grupo ficou com um quadrante para fazer observações referentes ao ponto principal de cada quadra. No quadrante um o que se destaca é o Mercado China, que por sua vez, vende variados tipos de produtos com preços relativamente altos, comparando com o restante do comercio. A estrutura do mercado China é algo bem elaborado com boas aparências e chamativo com seu tamanho. Ao redor do mercado China, há várias barracas disputando o mesmo negócio, tentando aproveitar o fluxo de pessoas que o mercado China atrai para vender produtos com preços bem menores. Na figura 10, observar se a estrutura do mercado China e seus arredores.

                              Figura: 10 Shoppings China.

                                       Fonte: Rocha, 2012 


Observa se nitidamente um número grande de barracas aos redores do Shopping China, estas estão tentando vender seus produtos a preços menores para competir no mercado. Nota se que as barracas ocupam os espaços que tem nas calçadas, forçando os pedestres caminharem nas ruas, aumento os riscos de acidentes. Observou se também que em várias localidades da Ciudad Del Este, não havia presente de calças ou até mesmo de meio fio, características que reflete o descaso do poder público com relação á saneamento básico para cidade, que não deixa de ser um benefício para população que ali vivem. Outro fator importante que faz movimentar a economia paraguaia é o Shopping Del Este, abaixo segue a figura 11.

                  Figura 11, Shopping Del Este.

                                                       Fonte: Rocha, 2012


Toda saída de mercadoria do Paraguai é inspecionada pela receita federal, localizada logo na entrada da ponte internacional da Amizade. Veja figura 12 abaixo.

                                          Figura 12, Receita Federal – Brasil.

                                                       Fonte, Rocha 2012








Puerto Iguazú (Argentina)

Diferentemente da Ciudad Del Este, Puerto Iguazú destaca se por ser mais calma com relação à comercialização de produtos e que atrai menos pessoas para seu mercado interno. Faz parte da tríplice fronteira com Paraguai e Brasil, mas diferentemente do Paraguai Puerto Iguazú tem uma infraestrutura bem melhor, na questão da limpeza dos lugares públicos, melhores calças para os pedestres, não há barracas impedindo o fluxo das pessoas e nem atrapalhando o trânsito da cidade. Na figura 13, pode se notar a calmidade de Puerto Iguazú.

                 Figura 13, rua de Puerto Iguazú, Argentina.

 
                   Fonte: Rocha, 2012


Observa se que para o fluxo de automóveis e de pessoas a cidade de Puerto Iguazú está melhor receptível aos turistas que vão fazer suas compras. Uma das fontes de renda da cidade é o turismo e com isso vários hotéis internacionais se instalaram perto do rio Iguaçu para atender a demanda de turistas.

Foz do Iguaçu (Brasil)

Foz do Iguaçu faz parte da tríplice fronteira, localizada no Oeste do estado do Paraná Brasil, com população estimada de 256 mil habitantes com seu bioma da mata Atlântica. A cidade tem um potencial atrativo turístico por conta das cataratas do Iguaçu, onde no Parque Nacional atrai pessoas do mundo inteiro. Há dentro do Parque Nacional, hotel para atender a demanda de turistas. Foz diferencia das demais cidades visitas no Paraguai e Argentina, pela sua dinâmica de atividade voltada a produção de energia e principalmente o turismo, dois fatores que beneficiam a cidade em sua dinâmica. Nas figuras 14 e 15, segue os pontos turísticos que atrai pessoas do mundo e ao mesmo tempo são as duas principais fonte de renda de Foz do Iguaçu.

                  Figura 14: Usina Binacional de Itaipu – Brasil. 

                                         Fonte: Leonardo, 2012

                                         Figura 15: Cataratas do Iguaçu - Brasil

                                          Fonte: Rocha, 2012


Conclusão

Procurou se nesse trabalho mostrar as transformações ocorridas ao longo dos anos e a dinâmica das cidades visitas como instrumento de estudo para essa pesquisa. Notou se que nas três cidades há além dos atrativos turísticos sejam eles naturais ou não, existe também um intenso comércio nessa região da Tríplice fronteira, configurando assim, uma região de intensos fluxos de pessoas, mercadorias entre outros. Verificou também que na Ciudad Del Este a infraestrutura não é algo que se priorize, pois o descaso do poder público é visível nesse local.



Referências

http/www.ibge.gov.br/cidades. Acesso em: 15/06/2012 as 13h20min.

RABOSSI, F. Nas ruas de Ciudad del Este: Vidas e vendas num mercado de fronteira. 2004. 318f. Tese (Doutorado em Antropologia Social). Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro.

SEMA - Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Paraná.
Bacia do Rio Iguaçu. Bacias Hidrográficas do Paraná – Uma Série Histórica, 2006b. 

http://mapasblog.blogspot.com.br. Acesso em: 17/06/2012 as 15h00min.

http://www.resortyacht.com.py/por/ubicacion. Acesso em: 20/06/2012 as 16h15min.














. 

2 comentários:

  1. O grupo do Diego Rocha é no. 2. Postado às 11:57h.

    ResponderExcluir
  2. Olá,


    Gostei do trabalho. Aprendi um pouco mais sobre o Paraguai, a Argentina e o Brasil.

    Forte abraço, que Deus os abençoe para realizarem outros trabalhos que aumentem o conhecimento das pessoas.

    Aline Santos

    ResponderExcluir